Inclusão Social pelo Desporto


O Clube K possibilita, por ano, a prática desportiva a cerca de 300 crianças e jovens de ambos os sexos, nas várias modalidades, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social com vista a formar cidadãos mais ativos e participativos na comunidade onde estão inseridos. Por ano ingressam no clube cerca de 50 crianças que vão permanecendo e passando pelos diferentes escalões etários, tendo intervindo desde 2012 num total de 700 crianças e jovens.

Fazendo parte do movimento Kairós promove, em parceria com a sua cooperativa, o trabalho em prol do desenvolvimento integral da criança e jovem, acreditando que a prática desportiva é um dos veículos mais importantes dos percursos de inclusão social. No Clube são trabalhadas três vertentes fundamentais: a lúdica, a formativa e a competitiva. A prática desportiva fomenta a interação e igualdade dos praticantes num espírito de interajuda constante. O papel do desporto nos mais novos é essencial, promovendo a aquisição de competências psicossociais e o conhecimento de si próprio e de interação com os outros. É também um elemento potenciador da manutenção dos alunos no meio escolar e de prevenção de problemas de saúde.

A dimensão lúdica e o espírito de grupo criados pela prática desportiva fazem criar laços de amizade e de cooperação muito importantes junto dos mais novos. Valorizam-se as capacidades físicas, psicológicas, de relação, assim como, o auto-controlo, a aceitação das regras, o respeito pelo outro, a responsabilidade, a amizade, o desenvolvimento da personalidade, da tolerância e da integração.

O Clube Kairós tem em funcionamento os departamentos de voleibol, de Ténis e de Desporto Aventura (BTT e Escalada). No voleibol, o Clube é composto por 15 equipas, que vão desde os escalões de mini-voleibol até aos seniores, masculinos e femininos. No Ténis tem a funcionar cinco núcleos de escolinhas onde se espera em breve vir a atingir bons resultados. No departamento de Desporto Aventura, onde se privilegia o contacto e respeito pela natureza começa a surgir um grupo de crianças que no BTT e na escalada mostram todas as suas capacidades de destreza e coordenação.


Contactos:

Clube K
Rua José Manuel Bernardo Cabral, 10 – Fajã Baixo – 9500 – 450 Ponta Delgada
Telefone: 296 388 406
E-mail: clubekairos2016@gmail.com

Localização:

A Carregar o Mapa. Por favor aguarde...