Oficinas do Pirata K


As Oficinas do Pirata K são um centro lúdico pedagógico cuja metodologia usada no desenvolvimento das atividades, assenta numa prática pedagógica sóciocêntrica de cooperação educativa, tendo por base os interesses, os saberes e contexto cultural das crianças, cabendo-lhes a escolha das atividades e projetos a desenvolver. A autonomia é um elemento essencial para que elas questionem, participem e adquiram liberdade de expressão, sendo criativas e nunca tendo medo de errar. Desta forma, as crianças ao experimentar e ao explorar colocam-se no centro da construção do seu próprio saber. Para facilitar essa tarefa, pomos ao seu dispor oficinas de expressão plástica, artística e dramática (tesouro de papel, trapos e farrapos, troca tintas, damusol, frisa e estica, alquimia doméstica e casinha mágica), novas tecnologias (corisconet e cine K), lúdicas (desafios e cubo dos brinquedos), ciência (professor pardal) e prática desportiva.

Os produtos das atividades e projetos desenvolvidos são uma forma de cultura, como tal estes são partilhados através da comunicação oral e escrita (desenhos, textos, fotografias, vídeos, exposições e feiras, entre outros). A sua comunicação fomenta a socialização das crianças entre si (partilha dos trabalhos, desenvolvimento da capacidade de aceitação das diferentes opiniões); com a comunidade educativa, especialmente junto dos pais (participação nos diferentes projetos, e acompanhamento das atividades diárias das Oficinas) e com a sociedade em geral (participação nos mais variados eventos culturais, desportivos, lúdicos da comunidade em que se insere, e contributo de personalidades, das mais variadas áreas, convidadas para enriquecimento das atividades dentro nas nossas Oficinas).

A principal função de uma criança é brincar, sendo o nosso principal objetivo que, a brincar, as nossas crianças aprendam, contribuindo para o seu normal desenvolvimento psicomotor.

As Oficinas do Pirata K acolhem, atualmente, cerca de 200 crianças e adolescentes diariamente, com idades compreendidas entre os 3 e os 14 anos de idade, provenientes das escolas dos 1º e 2º ciclos da cidade de Ponta Delgada.



Horário de Funcionamento:

Ano Letivo: De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 19h00
Férias escolares: De 2ª a 6ª feira das 8h00 às 20h00


Contactos:

Oficinas do Pirata K
Rua José Manuel Bernardo Cabral, 10 – Fajã Baixo – 9500 – 450 Ponta Delgada
Telefone: 296 653 630
E-mail: coriscolandia@kairos-acores.pt
Facebook: facebook.com/Coriscolandia

Localização:

A Carregar o Mapa. Por favor aguarde...