Quinta do Priôlo


A Quinta do Priôlo, valência da Kairós, funciona na Quinta de São Gonçalo, num espaço protocolado com a Sec. Reg. da Agricultura. Tem como missão a prossecução de um projeto socioeducativo de educação ecológica. Aborda as diversas dimensões do desenvolvimento sustentável - Humana, Natural e Social – que perpassa por todas as áreas do seu funcionamento. A QP promove uma relação de interdependência entre os diversos públicos e os demais elementos naturais e sociais nele presente, sendo aplicada uma filosofia de aprendizagem próxima de Centro de Educação Ambiental e Rural, ou seja, que abraça uma intervenção lúdico-pedagógica, onde se justifica a participação direta de crianças, jovens e adultos. Neste modelo educativo aliam-se abordagens inovadoras e criativas de aprendizagem ao saber tradicional, alicerçadas sempre na escolha pessoal ou coletiva, no mexer e experimentar, no conhecimento pela ação e pela descoberta, num espaço aberto onde, tal como na natureza, se respeitam os ritmos de cada um. Na QP realizam-se ainda dinâmicas de integração socioprofissional junto de jovens e adultos que se encontrem em situação de risco e exclusão social, por via da realização de estratégias de concertação com os seus específicos interesses e motivações, valorizando as suas competências sociais e saberes adquiridos. A Quinta responde diariamente, a cerca de 180 crianças, a vistas de escolas e IPSS’s .

O referido público pode desenvolver atividades nas seguintes áreas:

Área Animal
Esta área tem como objetivos dar a conhecer as principais espécies animais existentes numa quinta. Neste âmbito, procura-se explicar as principais características, a função ou funções para que são criados e os ciclos produtivos e reprodutivos de cada espécie.

Reciclagem
Nesta área procura-se desenvolver uma consciência ecológica recorrendo-se, para tal, à Regra dos 4 R´s - reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar, pois esta é a melhor forma de minorar a poluição ambiental.

K Bit - Ambiente
A área informática da Quinta é um meio indispensável, não só para a pesquisa de boas práticas ambientais, como para a divulgação do nosso trabalho nesse âmbito.

Padaria/Queijaria/Doçaria
Nesta área pretende-se recriar alguns usos e costumes açorianos nomeadamente, através, da confeção de pão, queijo e doces, aproveitando, sempre que possível, os recursos existentes na quinta.

Agricultura Biológica
A horta biológica procura contribuir, com a produção de produtos certificados sob o modo de produção biológico, para a necessidade premente de restabelecer e/ou conservar o equilíbrio entre os elementos e o Homem, conjugando assim, conhecimentos técnicos e científicos, da atualidade, com técnicas de cultivo ancestrais.

Aventura e Ambiente
Esta área tem como objetivos a prática de atividades físicas em contacto com a natureza e em consonância com as boas práticas ambientais, pois quando se alia a teoria à prática, a consciencialização ecológica torna-se mais eficaz.

OBS
O espaço de ciência para crianças pretende despertar nos mais novos o interesse pelo conhecimento científico e dotá-los de mecanismos que lhes permitam dar resposta a questões científicas, relacionadas com o seu dia-a-dia.



Horário de Funcionamento:

Ano letivo: De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 19h00
Férias escolares: De 2ª a 6ª feira das 8h00 às 18h00


Contactos:

Quinta do Priôlo
Quinta de São Gonçalo, s/n – São Pedro – 9504 – 541 Ponta Delgada
Telefone: 296 654 177
E-mail: quinta.priolo@kairos-acores.pt

Localização:

A Carregar o Mapa. Por favor aguarde...